Indicador é ferramenta de Gestão

Acompanhamento de contrato de compra de concreto firmado entre a Coopercon-DF e concreteira local.

A Coopercon surgiu em 1997 no Ceará como a primeira cooperativa da construção civil do Brasil com a proposta de atuar em defesa dos interesses de seus cooperados referente a aspectos econômicos e sociais, por meio de ajuda mútua, mediante a compra de insumos para emprego na construção civil. Em 2008 foi fundada em Brasília a Coopercon-DF.

Desde o 2º semestre de 2011 a Coopercon-DF vem disponibilizando aos cooperados a compra de concreto usinado utilizando contrato fundamentado em descontos ao canteiro e penalidades à concreteira conforme o cumprimento ou não, respectivamente, de premissas técnicas específicas descritas no quadro a seguir.

Responsabilidades do canteiro 1. Confirmar com a concreteira no dia anterior à concretagem o tipo de peça a ser concretada e o volume. Deliberar a peça a ser concretada no expediente anterior à concretagem.
2. Solicitar o volume total de concretagem de uma só vez.
3. Estabelecer com a concreteira horário de início e fim de concretagem, bem como a velocidade de consumo de concreto.
4. A concretagem não ser um agendamento de reprogramação.
Responsabilidades da concreteira 5. A bomba chegar no horário (válida para o agendamento com no mínimo 10 dias de antecedência) – tolerância máxima de 30 minutos.
6. O 1º caminhão betoneira(C.B.) chegar no horário combinado.

O número de C.B. enviados pela central estar conforme o acordado entre as partes, atendendo à demanda da obra e sem causar transtornos e/ou interrupção no serviço de concretagem.

A ideia de estruturar tais proposições surgiu durante a experiência do “Canteiro Modelo” (ver item 6.4. Canteiro Modelo do Relatório de conclusão da primeira etapa) a partir da troca de experiências vividas pelo canteiro e pela concreteira no dia a dia da obra.

A disseminação da formalização de contratos de compra de concreto deste tipo é um dos objetivos do projeto Indicadores do Concreto que acompanhou de perto um contrato firmado entre a Coopercon-DF e uma concreteira local no período de março a agosto de 2015. Confira os resultados em: (Acesse a apresentação )

Conheça a COOPERCON-DF.